HISTÓRICO

Em 1998, foi aprovado pela Câmara Municipal o Código de Proteção Contra Incêndio de  Porto Alegre (Lei Complementar 420/98), que dispõe sobre medidas a serem tomadas a fim de se adequar uma edificação no que diz respeito  à  Prevenção  e Proteção Contra Incêndios.  Em  2000,  a  Secretaria Municipal  de  Obras e Viação  (SMOV)  firmou  um acordo com o Corpo de Bombeiros,  onde os dois órgãos trabalhariam conjuntamente na autuação, controle e fiscalização da Lei.

Assim, todas as edificações (Indústrias, Empresas, Condomínios, clubes, etc.), novas ou existentes, devem contratar um profissional para elaboração de um Laudo de Proteção Contra incêndios (SMOV) e um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI - Bombeiros). Além disso, devem providenciar a instalação de Equipamentos de Proteção Contra Incêndios indicados no Laudo, a fim de garantir a segurança e bem estar de seus usuários. O Corpo de Bombeiros, responsável pela fiscalização e inspeção das edificações, passa a exercer uma fiscalização rígida, exigindo o cumprimento da lei e autuando edificações irregulares.

Como resultado desta fiscalização, houve um grande aumento na demanda por serviços de engenharia, principalmente na área de Prevenção Contra Incêndios. A princípio, este aumento é positivo, pois além de conscientizar a população sobre a importância deste assunto, regulariza edificações que não possuíam condições mínimas de segurança, representando sérios riscos ao seu patrimônio, edificações vizinhas e à vida de pessoas inocentes.

Porém, há também um lado negativo. Com o grande volume de serviço, surgem no mercado empresas oportunistas em busca de lucro fácil e inconseqüente. Estas empresas se aproveitam da falta de informação e principalmente da condição financeira de seus clientes. Oferecem serviços com baixo custo, porém com baixa qualidade e sem qualquer compromisso com Normas Técnicas e legislação, obrigando o cliente muitas vezes a refazer todo o serviço. (Veja que precauções tomar ao solicitar serviços de Prevenção Contra Incêndios).

FILOSOFIA

Como tendência nas grandes empresas, surge um novo conceito de relacionamento, onde o principal serviço prestado é justamente a informação. Muito mais que a simples venda, o que se pretende é formar uma parceria, fornecendo subsídios para que o cliente possa estar bem informado acerca das exigências legais e normas a serem seguidas. Quando o cliente é bem informado, pode exigir de todos os seus fornecedores um orçamento detalhado, que cumpra todos os requisitos da lei e ao mesmo tempo seja condizente com sua condição financeira. Assim, não terá surpresas ao receber a vistoria do Corpo de Bombeiros, ou então quando for utilizar o equipamento.

Este é o princípio básico da ELBRUS Engenharia. Para isso, nossos profissionais são altamente capacitados, com grande experiência na área de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. Nossos orçamentos são detalhados, orientando o consumidor acerca de todos os aspectos técnicos e legais. Todos os nossos serviços são executados de acordo com Normas Técnicas e registrados no CREA/RS através de ART.
ELBRUS Engenharia. Segurança com Responsabilidade.